sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Se você realmente quer gerar impacto positivo, é só começar”





Entrevista: Tiago Mattos, da Escola de Criatividade Perestroika

A Oficina Lideranças 2012 terá um fechamento em alto estilo com uma palestra da Perestroika, uma escola de atividades criativas que vem se destacando no Brasil e em outros países. Com uma metodologia de ensino inovadora e inspiradora para mudanças, as palestras e cursos da Perestroika fazem, no mínimo, pensar... O consultor Tiago Mattos, um dos fundadores da escola que nasceu em Porto Alegre, estará em São José dos Campos para fechar a programação da oficina com a palestra “Vai Lá e Faz” e nos deu a seguinte entrevista.

O que te inspirou a criar o conteúdo da palestra “Vai Lá e Faz”, que estimula as pessoas a agirem para colocar em prática as ideias delas e melhorar suas vidas?

Se você quer ser feliz, você precisa de coragem. Coragem para correr atrás do que você gosta de verdade. Agora, não podemos confundir coragem com "ausência de medo". Não: ausência de medo é falta de noção. Medo faz parte da nossa carga genética. Medo é importante. O conceito de coragem, para mim, é fazer as coisas, apesar do medo. E isso passa por exercícios que temos que fazer para quebrar nossos modelos mentais e aumentar nossa zona de conforto.

Quando esse tema passou a fazer parte da sua vida? Lembra-se de algum momento ou situação que tenha te atraído para a questão?

O mantra "vai lá e faz" sempre fez parte da minha vida. Tenho centenas de histórias de coragem para listar aqui. Mas esse bordão nasceu de um post que meu sócio, Felipe Anghinoni, escreveu no blog da Perestroika. Justamente sobre isso: o medo que temos de enfrentar as coisas. 

Em sua trajetória como palestrante e educador, você tem contato com pessoas de perfis e culturas diferentes. O que mais te chamou atenção em relação às dificuldades que o ser humano tem em sair da zona de conforto e buscar mudanças?

A maioria das pessoas confunde "começar a mudança" com realizar a mudança. Se você quer escrever um livro, começar a escrever é fundamental. Mas o que diferencia você de todas as outras pessoas é você terminá-lo, não começá-lo. 

Você é palestrante e divulgador de conceitos como educação, criatividade aplicada, empreendedorismo criativo, comunicação contemporânea a cultura pós-revolução digital, sendo considerado uma liderança em sua área, que inspira e motiva pessoas. Como cada um de nós pode se estimular e virar um agente transformador em busca de uma vida melhor?

Basta começar. Todo mundo sabe o que tem que fazer para mudar o mundo. A diferença é que a maioria das pessoas joga a responsabilidade nos outros. Na genética, na falta de dinheiro, na cidade que nasceu, na empresa que é careta, no chefe que não entende inovações, no tempo, na economia, na política. Mas tudo isso é balela. Se você realmente quer gerar impacto positivo, é só começar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário